Manifesto Aluvião

UM ESPAÇO PARA SER CHAMADO DE NOSSO

por Sarita Borelli* e Felipe Sanches**


A tecnologia tem possibilitado a manifestação de ideias, opiniões e conceitos que, equivocados ou não, tornam-se disponíveis a possíveis leitores, adeptos, fanáticos, críticos etc.
Tudo é possível no ciberespaço. Descobrir sobre a última grande novidade científica ou mesmo os malefícios/benefícios do ovo, não importando a credibilidade da fonte, o site que publica a matéria, o nome de quem a escreveu; afinal, o que interessa é a rapidez da informação.
Sob uma máscara de jornalismo imparcial vemos dois horizontes: a utopia e o (in)consequente engodo, que forjam o padrão editorial de certos meios contemporâneos de comunicação, os quais se fazem maioria nos dias atuais. Pensando nisso e em uma maneira de romper paradigmas, deu-se a ideia de fazer uma nova revista.
Por quê? As revistas culturais, por mais que tenham sido postas de lado pelas novas mídias, por mais que existam às pencas em circulação hoje no Brasil, por mais que sirvam de bastiões de ideologias diversas e de agentes balizadores de padrões visuais, ainda são um espaço de intervenção, de construção, de crítica e de documentação da contemporaneidade.
A Revista Aluvião surge como um meio de produção e divulgação cultural que pretende transmitir ideias, ideais, identidade, ideologia, pensamentos inquietantes da sociedade vistos a partir de prismas diversos. Essa dinâmica proporciona um lugar de luta amplo e irrestrito a todas as minorias que pretendem exercer o seu direito de voz. Mais do que isso, permite amplificar a luta vigente, no sentido mais abrangente, e delinear algum caminho para pautas urgentes no contexto atual.
Sempre à esquerda, somos contra o machismo, o racismo, a homoagressão, a agressão contra transexuais e todas as outras relacionadas a gênero, a agressão contra pessoas com deficiência, a xenofobia, o preconceito de classe e a doutrinação cultural.
Nossos colaboradores não têm a intenção de estabelecer verdades absolutas, mas de propor um debate com os leitores sobre as temáticas acima relacionadas, a fim de construir um ambiente de propagação e compartilhamento de conhecimentos variados, para que surjam alternativas a uma sólida plataforma de luta.

*Sarita Borelli é editora, designer, responsável pela Editora Gota e idealizadora da Revista Aluvião.
**Felipe Sanches é geógrafo, poeta, editor de publicações da Editora Gota e coidealizador da Revista Aluvião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *