por Stéfanie Fanelli Casellato* Numa sociedade racista não basta não ser racista, é necessário ser antirracista. Angela Davis Casos de violência contra praticantes de religiões de matriz africana ganharam as mídias nos últimos anos. Em meio à enxurrada de notícias, destacam-se as frequentes ocorrências de ataques a terreiros de umbanda e candomblé, envolvendo destruição…
Páginas soltas
Gênero e revolução
por Mariana Luppi* e Ana Paula Girardi** As tentativas de inserir um debate sobre gênero nos mais diversos contextos, ou mesmo a simples menção à palavra “gênero”, têm sido duramente atacadas pelos setores reacionários da sociedade. Desde a censura a exposições de arte que possuem essa temática até discutir gênero e sexualidade na escola, ou…
Aquele mesmo quarteto de sempre do Schönberg
por Mariana Luppi* Foi deveras incomum o que se passou com Richard Amorim Paes desde que ele se achou em exercício de um cargo público, pouco mais de ano e meio de sua graduação em Ciências Atuariais. Pensou que tirara a sorte grande, e assim também sua mãe, que lhe comprou, então, meia dúzia de…
Bandeira pátria
por Anderson Antonangelo* irresoluta postura o peito estufado concretude excelsa no estandarte de indefectível sistema de avaliação moral ante a pequenez dos depravados o olhar obtuso de devota contemplação: uma bandeira neodivindade têxtil hasteada flâmula complexo sistema de talhos de pano de pigmentação variada coesas por labirínticos caminhos intrincados emaranhado de celestiais fios costura de…
Minha casa é o mar – Alfonsina Storni e a sua busca por espaço
por Sarita Borelli* Certo dia, em minhas andanças pós-acadêmicas pela literatura latino-americana – é bom reprisar o fato de que a academia pouco me aproximou de escritoras incríveis que conheci posteriormente –, deparei-me com Alfonsina Stoni (1892-1938) em versos que diziam: Tú me quieres alba, Me quieres de espumas, Me quieres de nácar. Que…
O censurado na arte
por Ana Paula Girardi* A história da arte é povoada por imagens da sexualidade e do erotismo representantes do imaginário coletivo de cada época. O fascínio pelo corpo humano, nus femininos e masculinos e cenas erotizadas aparecem na produção artística de cada período em um diálogo constante entre a moral vigente, as formas e as…
A fronteira invisível entre Erbil e Brasília
por Konrad Rahal* Como trabalhador humanitário, vejo-me todos os dias diante da difícil tarefa de não me posicionar politicamente, de forma explícita, a respeito das lutas sociais nos lugares em que atuo. É muito interessante e difícil, simultaneamente, viver em meio à luta por autodeterminação do povo curdo no Iraque e não me envolver, nem…
Ciência | Câmera escura | Academia
por Nathalia Campos* Ciência Derreter a certeza dos astros E com a parafina colorida do giz de cera Animar os sistemas Como nos dias da nossa infância Quando a luz elétrica pingava Um dia sim um dia sim E qualquer verde era azul Ou nem tanto Acaçapar as bolas de sinuca em gozo de anarquia…
Muito prazer, João Tordo
por Nathalia Campos* Em nossos dias, a longevidade do interesse pela tarefa da pesquisa, até os limites do sobre-humano, impõe-se a todo aquele que mira a carreira acadêmica. E os odisseicos trabalhos de mestrado e doutorado, que antes coroavam uma trajetória profissional já estabelecida e a excelência em uma área de conhecimento, foram rebaixados a…
Entrevista com Luana Sanches, publicitária e cadeirante
Luana Sanches*, 29 anos, é uma mulher paulistana de classe média. É publicitária e parece que nasceu com o poder da persuasão. Tem marcantes olhos verdes, um sorriso fácil e uma fala firme. Teve uma paralisia cerebral no momento do nascimento e, por conta disso, não desenvolveu perfeito equilíbrio nas pernas. Como consequência, locomove-se com…